As origens do Notebook!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009 , Postado por Naya Rangel em 10:53 PM


Nesta sexta-feira, começou O Circuito de Informática e Tecnologia (CIT 2009), no Rio de Janeiro. O evento é inspirado em importantes feiras do segmento, e reúne mais de 50 empresas. Entre os destaques da feira, estão as máquinas que fazem parte do museu do computador, contando a história e expondo a linha do tempo de PCs, Notebooks e afins. Como muita gente não tem como ir até a feira, resolvi trazer uma parte da exposição aqui para o blog.

Você sabe como eram os primeiros Notebooks? Então vamos fazer uma viagem pela sua história, desde os primeiros protótipos, até os mais atuais.

Dynabook - 1968: Foi com esse protótipo criado por Alan Key na Xerox PARX que tudo começou. O projeto inicial era destinado à crianças de todas as idades, sua tela de cristal líquido deveria ser sensível ao toque, e poderia servir de teclado quando necessário. O que só foi realizado décadas mais tarde.


Portable Teletype KSR33 - 1968: Os computadores dessa época eram tão grandes a ponto de ocupar salas inteiras, um smartphone hoje tem uma capacidade de processamento maior do que esses computadores da década de 60. Essa máquina dá ênfase à portabilidade, você não conseguia carregar um computador para onde quisesse, mas podia carregar o KSR33!


Osborne 1 - 1981: O Osborne 1 foi o primeiro micro computador portátil bem sucedido, apesar de pesar incríveis 10,7Kg. A sua tela tinha apenas 5", o Sistema Operacional era incluso, possuía CPU de 4 MHz, 64Kb de RAM, e custava cerca de U$ 1795.

Grid Compass 1100 - 1982: O Grid Compass 1100 foi originalmente desenvolvido pela NASA. Foi o primeiro micro computador com case dobrável e alimentado por bateria, pesava cerca de 5,4 kg, contava com um processador Intel 8086 de até 10MHz, 340Kb de RAM e custava cerca de U$8000. Não durou muito no mercado pois não dava suporte aos softwares da IBM.


IBM PC Convertible - 1985: Este foi o primeiro Notebook a fazer sucesso no mercado. Tinha tela LCD, entrada para disquetes 3,5", pesava 5,4Kg, CPU de até 4,7MHz, RAM de 256Kb a 512Kb, saída para impressora e pacote básico de softwares da IBM. Custava cerca de U$1995.


Compaq SLT/286 - 1988: Foi o primeiro a usar gráficos em resolução VGA (640x480), pesava 6,3Kg, seu HD era de 20Mb e sua CPU chegava a 12MHz. O seu teclado podia sair do corpo do laptop.


Apple PowerBook 100 - 1991: Feito pela Sony a pedido da Apple, foi o primeiro a usar "trackball" para servir como mouse. Sua tela tinha 9", possuía entre 2Mb e 8Mb de memória e processador de 16MHz e custava cerca de U$2300.


Pra finalizar apresento uma das novidades da HP, o Pavilion Dv2, um Netbook, com tela de 12,1", pesando apenas 1,8Kg e medindo apenas 3,3cm de espessura. Custa cerca de R$2699.


O evento vai até o dia 16 de Agosto, para quem quiser conferir de perto!



- 7 comentários.:

  1. Angel says:

    Retribuindo a visita, muito legal o teu blog, adoro assuntos relacionados a informática, e mesmo curiosidades como deste post sobre os primeiros notebooks. Parabéns.

    http://infonews2012.blogspot.com

  1. Vini e Carol says:

    Nossa, não tinha a mínima idéia sobre as origens do Notebook, gostei!
    Bem antigo, achei que fosse mais recente, depois dos anos 80!

    Beijos.

  1. Felipe Thai says:

    Interessante. é que a Apple já mostrava uma grande evolução, pelo menos estética nos seus modelos, frente aos outros. Mas fica claro, o quanto evoluímos nos ultimos 30 anos.
    Hoje qualquer pivete de 12 anos monta um PC sozinho.

  1. Nanda says:

    Interessante, toda essa evolução.

  1. Scraps News says:

    Caramba que processo, daqui a uns anos os atuais também estarão em uma lista como reliquias, pois a cada dia a tecnologia avança.

    :D ótimo post, parabéns pelo blog.
    Sucesso !!!

    www.scrapsnews.blogspot.com

  1. naosenhor says:

    Quem poderia imaginar que chegaríamos a esse ponto. E que ainda estamos longe do fim...

  1. Os Notebooks top de linha de hoje serão as velharias de amanhã. Hoje nos assustamos quando comparamos as tecnologias atuais com as de ontem. O mesmo será para os que viverem em algumas décadas a frente e compararem as tecnologias com as que temos hoje.

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails