Saiba a diferença entre os "MPs" Players!

terça-feira, 11 de agosto de 2009 , Postado por Naya Rangel em 10:15 PM

Atualmente existem tantos players e parafernálias eletrônicas que alegam ter 1001 funções, que fica difícil saber pra quê realmente servem. É MP isso, MP aquilo outro, mas afinal você sabe exatamente o que cada um faz?

MP3: MP3 na verdade é a abreviação de mpeg-1 layer 3, que é um formato de compressão de áudio com perdas. Os players capazes de reproduzir esse formato, são chamados de MP3 players. A sua capacidade de armazenamento é variável, também suporta as extensões .wav (Wave) e .wma (Windows Media Audio), possuem microfone embutido para a gravação de voz com saída .wav ou .vob, e também são rádios FM. Alguns mais atuais podem ler textos em .txt.




MP4: Assim como o MP3, o MP4 é uma abreviação, mas agora para Mpeg layer 4, que é um padrão de container de áudio e vídeo comprimidos. Os aparelhos com a capacidade de reproduzir esse formato ficaram conhecidos como MP4 players. Mas foi exatamente nesse ponto que começou a confusão dos "MPs", porque também decidiram chamar de MP4 os players capazes de reproduzir vídeo, e eles nem sempre davam suporte ao .mp4. Esses aparelhos tinham as mesmas funções do MP3 player, com os adicionais de reproduzir vídeos em .mp4, .amv e .3gp, e dar suporte à exibição de imagens nos formatos .jpeg, .bmp e .gif. Alguns mais modernos também tem jogos.





MP5:
Dessa vez a sigla, não é mais a abreviação de nenhum tipo de formato ou extensão. Agora a cada "MP" se acrescenta uma nova função, ou seja, é marketing. Os MP5 players fazem a mesma coisa que um MP4, mas também possuem câmera digital e jogos.




MP6: Já que agora estamos apenas acrescentando funções, já sabemos que o MP6 player tem as mesmas funcionalidades de um MP5, só que agora podemos contar com isso dentro de nossos celulares. Alguns oferecem aplicativos em Java, bluetooth e GPRS.



MP7: Bom, a partir do MP6 player os "MPs" são celulares e o que um MP7 tem de diferente? Pois é, a inovação agora é a TV! Os MP7 players dão suporte à TV aberta e digital (se disponível). Alguns também possuem entrada para 2 chips.





M
P8: Aqui já começa outra confusão, cada fabricante chama seu aparelho de um "MPx" diferente do outro para ganhar mercado, e deixar os consumidores confusos. Afinal quanto maior for o número do "MP" melhor! Mas já que a convenção agora é acrescentar funções. Um MP8 player além de contar com as funções do MP7, tem agora tela touchscreen, o acesso a internet é melhor e alguns possuem 2 câmeras.



MP9: A partir daqui os "MPs" contam definitivamente com 2 chips, além de serem "aprendizes" de iPhone. Os MP9 players possuem também estabilizadores de imagem que reconhecem as posições vertical ou horizontal, têm suporte à tecnologia 3G, acelerômetro, e alguns gravam a programação de canais de TV e estações de rádios FM.



MP10: Antes você só conseguia usar um chip SIM de cada vez, agora com o MP10 player eles funcionam simultâneamente, o MP10 também possui a função "shake".


MP11: Aparentemente MP10 e MP11 são iguais, os nomes diferentes só servem para confundir o comprador. Mas como a ideia continua a mesma de adicionar funcionalidades. O MP11 então conta com sistema GPS integrado, Internet Wi-Fi, e funções de um SmartPhone. Algumas pessoas afirmam que o iPhone é um MP11, mas acredito que ele esteja acima de todos os outros, afinal existem inúmeros aplicativos e atualizações que surgem a cada semana para o celular da Apple.




MP12: Continuando acrescentando funções ou melhorias, o MP12 tem bluetooth 2.0 e jogos NES.


Até agora ninguém passou do MP12, eu fico só imaginando o que um MP13 será capaz de fazer? Se alguém colocar um iPhone na cafeteira e chamar de MP13 eu não vou me assustar!

- 8 comentários.:

  1. Rafa says:

    Muito foda brou, adorei o post, muitoooooo

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com

  1. Anuncia aí!
    criei uma imagem para acessa o link!

    Olha la no meu blog!

  1. Guilherme says:

    5 anos atraz tinha um mp3. Porém só tocava arquivos em MP3, nada de wav e arquivos de audio simimlares, não tinha nem fm...
    5 anos faz muita diferença.

  1. Naya Rangel says:

    Pois é Guilherme, há 5 anos realmente um MP3 player não tinha tantas funções. O meu primeiro MP3 tinha todas as funcionalidades descritas no artigo, e isso faz 4 anos. De um ano para outro, muita coisa muda.

  1. mto show!! tenho um mp10 e nao troco por nda!! ótimo blog

  1. Oi Naya,

    Outro dia eu até quis comprar uma novidade dessa. Já tinha ouvido falar do lançamento do MP8, então resolvi pesquisar:

    - Será que existe MP9?

    www.sitedebuscapontocom...
    Resultado da busca:

    MP10!
    Novamente vou eu...
    Resultado...
    MP11!
    MP12, MP13... MP16, MP17!

    Desiti! Carrego um mp3 e um celular com o básico (que nem sei que MP é).

    É realmente uma questão de marketing para confundir os consumidores.

  1. COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA

    TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MIAS

    TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.
    ... ... ... ... ... ... ... ... ...
    PLAYER MP

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=player+mp&IDCategoria=800

    ELETRONICOS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=80

  1. COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA
    TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MIAS
    TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.

    PLAYER MP
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=player+mp&IDCategoria=800
    ELETRONICOS
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=800

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails