Como será o trem-bala no Brasil!

terça-feira, 27 de outubro de 2009 , Postado por Naya Rangel em 3:26 PM


Finalmente o tão sonhado trem-bala no Brasil vai sair do papel, a promessa é ter pelo menos o trecho Rio-São Paulo pronto para a copa de 2014, começando a construir em 2010.

Ele será movido a energia elétrica, terá um traçado de 511Km e será capaz de fazer o percurso Rio-São Paulo em cerca de um hora e meia.


Trajeto e escalas previstas:

O projeto ligará o Campinas ao Rio de Janeiro, o que soma uma distância total de 511km. As estações previstas são:

No Rio de Janeiro
  • na Ferrovia Leopoldina (Estação Central);
  • Aeroporto Galeão;
  • Volta Redonda.
Em São Paulo:
  • São José dos Campos;
  • Jundiaí;
  • Aparecida;
  • Campo de Marte;
  • Aeroporto Cumbica (Guarulhos);
  • Aeroporto Viracopos (Campinas).
O trajeto completo pode ser visto no mapa abaixo.

Pontes e Túneis:

Para atingir altas velocidades o trem-bala ou TAV (trem de alta velocidade), nome oficial, precisa ter o traçado o mais reto possível, por isso é bem provável que no trajeto existam muitas pontes e túneis. Estimasse que, 26% do trajeto seja composto de viadutos ou pontes, e 33% de túneis.

Haja Eletricidade:

A energia elétrica para alimentar o trem, viria de pelo menos 11 subestações espalhadas ao longo do percurso. Além de também serem necessários cabos de alta tensão suspensos em todo o trajeto.

Velocidade Média:

Ainda está em definição qual o modelo do TAV brasileiro, o japonês N700, um dos mais modernos em operação, que está na briga assim como modelos Europeus, tem velocidade média de 270 Km/h. Mas o Brasil quer no mínimo 285 km/h de média.

N700

N° de Passageiros e Frequência dos trens:

O TAV Brasil terá capacidade entre 458 e 600 passageiros. Em horário de pico os trens terão embarques programados de 15 em 15 min, e o intervalo máximo de espera será de 30 minutos.

Preço da Passagem:

Por enquanto a agência nacional de transportes terrestre (ANTT) não definiu os preços, mas estimasse que a passagem saia por cerca de R$ 120,00 .

Custo total da obra:

O governo prevê um gasto total de 11 bilhões de dólares para as obras do TAV, o que equivale ao PIB anual do Mato Grosso do Sul. Será com certeza uma das maiores obras brasileiras, perdendo apenas para a Itaipú que custou 27 bilhões de dólares.

Mais informações: http://www.tavbrasil.gov.br

- 20 comentários.:

  1. O projeto é muito bonito, vamos vê se realmente sai do papel.

  1. mulherices says:

    Ouço falar nesse projeto há anos! Se finalmente for implantado será uma boa alternativa à saturada ponte aérea, além de ser uma ligação rápida com os aeroportos.

    Eu só acho, por princípio, que o governo deveria ficar fora disso e já abrir concessão para que empresas privadas fizessem a obra - certamente funcionaria melhor e mais rapidamente. Mas é claro que os políticos querem ser os pais da criança!

  1. Nova Quahog says:

    BEM INVESTIDO, VALE A PENA.

  1. no brasil precisa ter olimpiadas e copa do mundo por mais uns 15 anos seguidos, para todos os projetos se realizarem e colocar a coisa em ordem! hehe..

  1. Naya Rangel says:

    @Wenderson O pior é que tenho que concordar com você! Esse projeto já está no papel há pelo menos 5 anos, e agora estão todos apressadinhos para terminar o trecho principal até a Copa ¬¬'!

  1. sera que sera realmente viavel esse trem bala e sera que nao vao cobrar uma taxa maior que as dos onibus para a manutenção do mesmoo? hehehe complicado o brasil tem potencial mas falta pulso forte...

  1. Se der certo vai ser 10. Moro ao lado do Campo de Marte. Vou pegar Praia a hora que eu quiser (e puder e tiver dinheiro)

    abç
    Pobre Esponja

  1. Ique says:

    então era preciso mesmo um evento mundial desse para mostramos para todos como podemos ser bonitinhos como eles?


    que merda

  1. Naya Rangel says:

    @Ique É ... Isso é Brasil!

  1. trem bala é show, aff!!!

  1. 11 bilhões de onde vai vim esse dinheiro todo? Do pac? Mais é bom outros meios de transportes mais velozes para dar fim essa infinidade de engarrafmentos que ninguém merece.

  1. Alexandre says:

    Ia ser bom tbm implantar em outros estados. Aliás, todos precisamos.

  1. Annie Farokh says:

    Tomaraaa que esse projeto seja implantado!

    Vai ajudar no crescimento do país e na redução da utilização dos automóveis...
    Parabéns pelo blog! Beijooos

  1. Alucinante, este será um grande progresso nos transportes da região sudeste!

  1. Paty says:

    puxa que notícia boa, já é um grande começo, tomara que dê tudo certo e venham mais projetos destes! conheci o trem bala francês e fiquei admirada c/ a eficiência.

  1. fernando says:

    podre... trem bala ja ta ultrapassado, se fizessem um trem de maglev (levitaçao magnetica) eu pagaria pau

  1. Tamirys says:

    Eu acho digno.. tanto o trem bala quando esse tal de MAGLEV que o Fernando citou... Mas eu queria saber quanto custaria uma passagem, e acredito que não deva ser mais barata que o ônibus ou o avião... o que será lamentável!

  1. Anônimo says:

    por R$120 prefiro pegar avião!!

  1. Anônimo says:

    por 120 reais prefiro ir de trem.... muita gente acha lindinho aviao.... porque eh pobre.... o trem eh muito mais seguro e muitas vezes mais confortavel... tanto eh que aki na europa se consegue passagens de ateh 10 euros em avioes.... justamente pela eficiencia do ferroviario... tomara que de certo e que se extenda por todo brasil

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails