O toque de celular que os mais velhos não conseguem ouvir!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 , Postado por Naya Rangel em 4:45 PM


De acordo com a nossa idade, somos capazes ou não de detectar algumas frequências sonoras. Por exemplo, uma pessoa com menos de 25 anos deveria escutar frequências entre 18KHz e 20KHz, é um apito chato e incômodo, que inclusive é utilizado em algumas lojas de Londres para espantar adolescentes, algo como um "aborrencenticida".

Mas e o que isso tem a ver com tecnologia? Então, alguns nerds estão se aproveitando dessa condição auditiva e colocando essas frequências mais altas como toque de celular, assim podem atendê-lo sem que professores ou pais percebam.

Faça o teste e descubra o quanto você ainda ouve e compare com a tabela logo abaixo. Se quiser fazer o download dos sons basta clicar no link "mp3" ao lado de cada frequência com o botão direito e selecionar a opção "salvar como".

Frequência 1KHz -
mp3




























Frequência 2KHz -
mp3





























Frequência 3KHz -
mp3





























Frequência 4KHz -
mp3





























Frequência 5KHz -
mp3





























Frequência 6KHz -
mp3





























Frequência 7KHz -
mp3





























Frequência 8KHz -
mp3





























Frequência 9KHz -
mp3





























Frequência 10KHz -
mp3





























Frequência 11KHz -
mp3




























Frequência 12KHz - mp3





























Frequência 13KHz -
mp3





























Frequência 14KHz -
mp3





























Frequência 15KHz -
mp3





























Frequência 16KHz -
mp3





























Frequência 17KHz -
mp3





























Frequência 18KHz -
mp3





























Frequência 19KHz -
mp3





























Frequência 20KHz -
mp3





























tabela

Se por acaso o resultado do seu teste não bater com a tabela acima (como o meu), é melhor procurar um médico!

Créditos - OlharDigital


- 29 comentários.:

  1. Edilaine says:

    Mto interessante as diferenças, confesso q apesar de novo já tenho ouvido prejudicado..

  1. Interessante. E assim como quem postou o primeiro comentário também já tenho a audição muito prejudicada devido a escutar música extremamente alta, depois da era Ipod então ferrou tudo... Eu não entendi direito o texte, é esse som que os mais velhos não conseguem escutar? [burro mode on]
    Adorie o blog, estou lendo outros posts... Quando poder faz uma visita ao meu ;) Abraço!

  1. Vini e Carol says:

    Super interessante isso!
    E confesso que não sabia dessa de frequência auditiva.
    Bom, não dá pra ouvir agora pois estou no trabalho e aqui não tem fone e nem caixinhas de som. Mas irei ouvir em casa.
    Se caso eu esquecer, passe lá (no blog)e me lembre, ok?
    Beijos.

  1. Naya Rangel says:

    @Raphael O teste é simples, você começa ouvindo as frequências mais baixas, quando chegar numa frequência que não consiga mais ouvir compare com a tabela de acordo com a sua idade! Por exemplo tenho 19 anos e não consigo ouvir nada acima ou igual a 17KHz, e na tabela diz que até os 24 eu deveria ouvir ... Os mais velhos (acima de 25 anos) não conseguem ouvir acima de 17KHZ, por isso os adolescentes estão colocando toques nos celulares com essa frequência!

    Abraços!

  1. Post interessante! Não sabia disso aí não ;s hehe
    E creio que a maioria dos jovens já possuem a audição um pouco prejudicada, devido ao uso de fones de ouvido num volume bem alto! (confesso que faço isso também rsrs)

    ps: dói demais p/ ouvir o 1º som hahaha

  1. abutre236 says:

    Nas frequências 18,19 e 20KHz, não escutei som nenhum, mas nas menores sim ?!?!

    E aiiiiii meus ouvidos.....

  1. Lara Sousa says:

    Essa ideia é mto boa, mas esses sons foram irritantes pra mim; uadausdhdsuhasdsd
    prefiro colocar no silencioso mesmo;

    beeijos

  1. nossa...legal...muiot interessante,,,por isso que dizem que os mais velhos nuncam ouvem eee....

  1. jhenny says:

    caraca interessante hein..

    17 e 18 eu ouvi, a 17 deu um bagulho doido no meu ouvido kOAOSKOAOKS

    mais a 19 e 20 ñ ouvi nada, isso é ruim?

    *:

  1. Inez says:

    Issó é uma maquininha de fazer doido e prejudica a audição.

  1. Naya Rangel says:

    @Jhenny Se você tem menos de 25 anos é ruim ... Na teoria temos que ouvir todas essas frequências até os 24 anos mais ou menos ^^

  1. Paty says:

    bem interessante! ainda bem que ainda estou ouvindo direito segundo este padrão.
    bjs

  1. Muito interessante, adorei o post
    Ainda bem que não preciso procurar um médico! \o/

  1. bAnDiTT says:

    caraca muitoo interessante ainda bem que nao cheguei la
    ahsushshuah
    passa no meu !

  1. eu consegui ouvir até a 18, na 19 e na 20 não ouvi nada
    muito interessante

  1. Anônimo says:

    nao consegui a de 20

  1. Isis says:

    Credo oO, só escuto até o 15!

  1. Anônimo says:

    Minha TV fica fazendo esses zumbidinhos qdo tá ligada >.<
    Só escuto até o 18, 19 pra frente não ouço mais nada ...

  1. Putz, tenho 15 anos e só consigo ouvir até a 17 (e tá fraca, provavelmente vou perder a capacidade de ouví-la logo) e pra frente é como nem tivesse nada para ouvir

  1. Édis says:

    Pelo visto estou entre os melhores ouvidos do blog.
    25 anos e escuto até 18.
    Otimo post.

  1. bacana,ouvi até o 18 estou com 20 anos

  1. paulo says:

    Haha tenho 33 anos e ouvi ate o 18 isso pq eu trabalhei 2anos em uma disco e ficava do lado da caixa de som!!!
    O engracado e q o medidor de volume do meu computador nao detecta som no 19 e nem no 20!!!conspiracao ae galera!!rs

  1. Anônimo says:

    Quando eu trabalhava na compania de tv a cabo eu tinha um aparelho q fazia um barulho igual a esse so q so dava pra escutar se colocasse colado no ouvido!! Era pra espantar e calar a boca de cachorro,funcionava q era uma beleza!!!hehehe

  1. Naya Rangel says:

    @paulo Eu pensei a mesma coisa quando não consegui ouvir do 17 pra cima! Mas testei com medidor de frequências, e sim, elas existem!

    Abraços!

  1. Anônimo says:

    cara, quem garante que os falantes ligados ao som do meu computador reproduzem acima de 14 kHz ??

  1. . C a r o l says:

    Bom, o 19 e 20 só consigo ouvir um som inicial e depois nada. Tô com 26, mas acho que tô bem...

  1. Anônimo says:

    Eu estou com 39 e consegui ouvir até o 18.
    Acho que dá pro gasto.

  1. Paulo Volkova says:

    Lembrem-se que o equipamento de som onde estão a escutar os mp3 também têm limites de frequência, e podem muito bem não reproduzir toda a gama de frequências desta página (principalmente os aparelhos de som de baixa qualidade).

  1. Naya Rangel says:

    @Paulo Isso é verdade, mas hoje em dia é bem raro aparelhos que não reproduzam sons neste intervalo de frequências!

    Abraços!

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails