Playstation Eye

sábado, 21 de novembro de 2009 , Postado por Naya Rangel em 5:08 PM


Playstation Eye é um acessório para o Playstation 3, sucessor do EyeToy do Playstation 2, que permite uma nova forma de interação com os jogos. Entre os seus principais concorrentes está o projeto Natal do XBox 360, já apresentado aqui no blog.

Dois dos responsáveis pela criação dessa câmera revolucionária no mundo dos games deram uma entrevista para o eu.playstation, Dr Richard Marks (o responsável pela Câmara USB EyeToy para a PlayStation 2 e pela PlayStatio Eye) e com Jonathan Alpine (Designer Sênior da Sony Computer Entertainment Europe).


Playstation Eye


O que está na origem da PlayStation Eye para a PlayStation 3? Dr Richard Marks: A PlayStation Eye foi originalmente concebida como um dispositivo interativo de comunicação. A EyeToy tinha o mesmo conceito, ainda que a rede não fosse algo crucial na PS2, ou seja, o aspecto comunicacional era menos importante do que a capacidade interativa.
Quais são as grandes funcionalidades desta câmara da nova geração?
RM: Em primeiro lugar o microfone, que permite comunicações de voz de alta qualidade na PS3 (para conversações ou outros fins). Destaca-se ainda uma objetiva incorporada com zoom duplo; a primeira definição possibilita a formação de imagens da parte superior do tronco (à semelhança da EyeToy), ao passo que a segunda, com uma definição de grande-angular, permite a formação de imagens de corpo inteiro. Por fim, registam-se diversas melhorias na qualidade de vídeo, incluindo um enorme aperfeiçoamento na formação de imagens em condições de baixa luminosidade, sem artefatos de compressão e com uma resolução quatro vezes superior à da EyeToy.
Sem entrar em pormenores técnicos, quais as diferenças entre esta câmara e outros dispositivos similares disponíveis no mercado?
RM: Assemelha-se a uma webcam de alta tecnologia, mas a produção de vídeo é mais rápida e fluida; em condições de baixa luminosidade, o vídeo apresenta maior qualidade do que noutras webcams e integra definições na objetiva de zoom duplo. Além disso, a qualidade do áudio do microfone é muito, muito superior à das outras webcams.
Não seria possível criar The Eye of Judgment sem a câmara. Consultaram a equipa de programação no que diz respeito à capacidade tecnológica e de desenho?
RM: The Eye of Judgment apresenta um estilo de jogo muito diferente da série EyeToy. Estabeleceram-se as especificações iniciais da PlayStation Eye antes mesmo de se saber mais acerca de The Eye of Judgment. Felizmente, a elevada qualidade de imagem da PlayStation Eye significou que já estava mais ou menos preparada para o EoJ. Contudo, o desenho da PlayStation Eye foi posteriormente adaptado aos próprios requisitos deste jogo. Ajustou-se em particular o alcance do foco fixo da objetiva para que pudesse operar com o cenário de EoJ.
A câmara e jogos como The Eye of Judgment têm um aspecto visual fantástico, mas que trunfos guardam ainda na manga a PS3 e a PlayStation Eye?
Jonathan Alpine: Estamos sempre a trabalhar em novas ideias e experiências interativas. Inicialmente, poderão criar e manipular ficheiros multimédia através da aplicação EyeCreate. Com ela podes adicionar muitos efeitos engraçados e modos de captura e gravar as tuas criações diretamente no menu Home da PS3. Podes ainda captar fotografias com a câmara e enviá-las aos teus amigos, como anexos de mensagens, através da PS3. Mas temos na calha algumas experiências mais relaxantes. A câmara é ideal para este tipo de interacções não-competitivas, pois podes ligá-la e esperar que o televisor reaja sempre que alguém passa à frente da câmara. Uma área que nos deixa realmente excitados combina a tecnologia de detecção de rostos com a PlayStation Eye e a PS3.
O microfone e a câmara sofreram alterações. Foi algo fácil de implementar? Qual a qualidade de som atual?
RM: O microfone da PlayStation Eye é tecnologicamente muito avançado, ou seja, permite que a PlayStation Eye detecte som de forma digital numa determinada direcção e ignore as restantes direcções. Se o combinarmos à tecnologia de cancelamento de ruído, garante-se um som sem paralelo, com alta-voz de elevada qualidade e equipamento de videoconferência.
A câmara é compatível com Alta Definição?
RM: Podes utilizá-la com jogos de Alta Definição — o vídeo é visualmente espantoso quando apresentado em televisores de Alta Definição. Ainda que a câmara não tenha uma resolução de Alta Definição, a qualidade do vídeo é bastante boa dada a alta taxa de fotogramas, a boa sensibilidade e a ausência de artefatos de compressão.
Nos jogos em rede, é possível ver os adversários através da câmara?
RM: Deixamos essa escolha nas mãos dos fabricantes de cada jogo. Seja como for, a PS3 integra conversações de áudio e vídeo via menu Home, para que possas sempre optar por ver os teus oponentes antes ou depois de um jogo.
Como é que vêem o futuro da jogabilidade — e do próprio sistema PS3 enquanto centro de entretenimento — com a PlayStation Eye?
JA: Em termos de jogabilidade, cremos que a PlayStation Eye abre novas oportunidades de interacção com a PS3. Queremos continuar a apostar na nossa característica mais forte (os controlos intuitivos), criando jogos que possam ser desfrutados por qualquer um, seja ou não um jogador aficionado. No que diz respeito ao entretenimento, visionamos dois pontos de inovação. O primeiro é o conceito de comunicação: colocar os utilizadores da PS3 a comunicar entre si de forma visual e sonora — seja num jogo ou noutro contexto. O segundo é a noção de criação multimídia: utilizar as funções nucleares da câmara para capturar vídeos, fotografias e áudio, com a possibilidade de manipular esse material de diferentes formas. É algo simples de utilizar e que expande a própria noção de conteúdos criados pelos utilizadores.
Serão disponibilizadas atualizações em rede?
RM: As futuras atualizações do sistema PS3 poderão melhorar o desempenho da PlayStation Eye ou até incorporar novas funcionalidades nas aplicações existentes.
Veja o vídeo demonstrativo do jogo EyePet já compatível com o PlayStation Eye


O jogo EyePet foi lançado no dia 17 de novembro nos EUA, o pacote incluindo a câmera oficial custa US$ 59,99 e caso o consumidor já possua o Playstation Eye o EyePet sai por US$ 39,99.

Fonte: Playstation

- 10 comentários.:

  1. Tatiane says:

    Sony revolucionando o mercado,dos gamers...
    Um dia terei um desses,por enquanto me contento com o PSP2

  1. Rapha says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Rapha says:

    Meu amigo muito foda :P fiquei a fim de um pet virtual kkkkkkk

    Abaixo um video que explica melhor como funciona..
    http://www.youtube.com/watch?v=ZP5XluFJ8Yk&feature=related


    ops esquece de da olhadinha
    http://raphax.com/blog/post/Adrielly-no-comando-.aspx


    Eu parei de jogar games mas olha que essas novidades vicia qualquer um.

  1. Dancer says:

    legal, mais sou pobre, e isso é caro =D

  1. Murilo Filho says:

    Se bem que a Sony deixou um pouco seu monopólio por causa do lançamento do Xbox 360, né?

  1. Deni Maciel says:

    vamos q vamos..
    q venha a tecnologia..
    e é om pra concorrencia
    o//
    hoje dia da luta mundial contra corrupção..
    pensei em sairmos pelas ruas com dinheiro dentro da cueca ou calcinha e depois que terminar retirar as notas sujas e lava-las devidamente....
    abração;;ótima quinta e sempre digo q o fds tá chegando.mas desta vez é o ano novo..eita como passa 'Ligeru'..
    Fui.##

  1. Uma das coisas ruins de se comentar blogs por meio da comunidade no orkut, é que de vez em quando nos deparamos com blogs que não tem exatamente a ver com nossos interesses. E, confesso: sou um zero à esquerda no que diz respeito aos posts que vc apresenta aqui. Mas, por outro lado, é muito interessante quando podemos descobrir o trabalho de outros blogueiros, mesmo que em outras esferas. Teu blog é MUITO bom. Conteúdo de qualidade, visual bacana, objetividade nos posts....vá em frente!
    Sucesso!
    Thiago
    www.ttoscnai.blogspot.com

  1. Ops...o nome do meu blog saiu errado aí em cima: é www.ttoscani.blogspot.com

    Apareça sempre que quiser! Abração
    Thiago

  1. Prefiro só jogar bons jogos, sem essas coisas doidas...


    • • www.renansparrow.blogspot.com

  1. Minerva says:

    hehe legalll
    mas não compro não deve ser caroooooooo

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails