A tecnologia por trás de Avatar

sábado, 20 de fevereiro de 2010 , Postado por Naya Rangel em 5:32 PM



Confesso que desde que assisti
Avatar no cinema (versão 2D e 3D), fiquei impressionada com o mundo criado por James Cameron, suas paisagens de encher os olhos, e os incríveis efeitos especiais. Não é a toa que a idealização do filme demorou tanto (cerca de 12 anos), com um orçamento estimado em 400 milhões de dólares Avatar foi com certeza a produção mais cara do mundo.



O filme além de bater recordes de público, que assistiram suas versões em 2D e 3D , inovou a sétima arte, usando e criando tecnologia jamais vistas na produção cinematográfica.


Conheça a seguir algumas das principais tecnologias empregadas em Avatar.


Performance Capture Workflow - Grande parte do filme foi gravado usando uma câmera virtual, o que permitia a Cameron visualizar a cena com seus personagens gerados por computador em tempo real.





Simulcam - Ainda usando a idéia de câmeras virtuais, a Simulcam, permite a visualização do personagem capturado com a técnica de Performance Capture Workflow, no ambiente de ação ao vivo, já integrado ao cenário digital. Isso permitiu ao diretor, regravar cenas que não ficaram tão boas, logo depois de serem gravadas.





Facial Capture Head Rig - Os atores durante as gravações usavam um equipamento na cabeça que tirava fotos digitais do seu rosto, durante a atuação. Isso permite que a personagem gerada por computador tenha 100% dos movimentos faciais fiéis ao do ator.

Facial Performance Replacement - Na maioria dos filmes de animação, os atores após a gravação precisam dublar as cenas, e nem sempre a sincronia entre o movimento dos lábios e a fala ficam perfeitas. Com essa técnica o trabalho de dublagem é desnecessário, já que 60% do filme utiliza câmeras virtuais, e Facial Capture Head Rig. Os movimentos faciais do ator são inseridos no seu personagem virtual, e assim a sincronia fica perfeita.


Fusion 3D Camera System - Esse sistema foi desenvolvido por James Cameron e Vince Pace. O equipamento usa duas câmeras Sony HDCF950 para gerar imagens em 3D em alta definição. Cameron foi o primeiro a utilizar o sistema em "O Segredo do Abismo" em sua versão IMAX. Uma curiosidade sobre essa tecnolgia, foi que Avatar foi o primeiro filme que tem 100% das suas cenas em 3D, ou outros sistemas de produção em três dimensões não se sabe o motivo, deixam os telespectadores tontos, após algumas horas de exibição. Avatar não causa desconforto em nenhum momento dentre os seus 164min de filme.


Para entender todas essas inovações, nada melhor do que ver essas tecnologias em ação. Então depois muito procurar na rede, encontrei um dos melhores "Making Ofs" de Avatar, espero que gostem.






- 18 comentários.:

  1. ibere says:

    adorei avatar, achei a animação maravilhosa, mas o mais importnate pra mim nao foi ter sido apenas efeitos perfeitos, mas adequados ao filme! explico: na maioria dos filmes a tecnologia é tao boa que pensam que nao havera necessidade de faze uma boa historia, mas em avatar a tecnologia vem em função d a hisotoria e nao o contrario.
    alem disso há uma belissima mensagem ecologica, um pouco politicamente correta demais, mas tudo bem!
    parabens pelo otimo blog e obrigado por visitar minha pagina
    IBERE

  1. Dan says:

    esse filme é nota 10! apesar q ainda n tive a oportunidade de assistir! mas em breve assistirei e prossigo muito ancioso!
    esse filme é do estilo que mais me chama a atenção! eu fico babando só em ver os treilers!
    muito show!
    by: http://idanou-se.blogspot.com

  1. AVATAR, foi a melhor produção cinematográfica de todos os tempos,em dúvida. Incrível, primeiro blog com assunto tecnológico criado por uma menina que eu visitei.
    Parabéns pelo espaço! Muito sucesso!

  1. Desculpe, mas meu comentário vai ser bem superficial por que não assisti ao filme. Confesso.

    Tenho uma opinião quanto ao recursos tecnológicos em filmes: eles não podem ser superiores ao roteiro. Não adianta uma computação gráfica maravilhosa se o roteiro não é interessante.

    Hollywood já percebeu que gastar milhões também pode não ser garantia de bilheteria. Premiar filmes como JUNO e PEQUENA MISS SUNSHINE foi mostra disso.

    Acaba que com recursos inovadores e bom roteiro aparecem filmes que entram para a história, como parece acontecer com AVATAR.

    No Oscar? Fico com BASTARDOS INGLÓRIOS.

  1. Avatar impressiona pelo gráfico, nem tanto pela história. Depois de assistir em 2D e 3D eu vi uma diferença enorme, eu cheguei a cochilar no 2D. No 3D as imagens ganham uma mágica impressionante! Prende a atenção.

  1. De fato, o filme só impressiona mesmo, pelo gráfico surpreendente, diria mesmo assustador xD. Particularmente não achei o roteiro tão interessante assim, mas o conjunto ficou muito bom xD

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Parabéns pela postagem cara amiga, logo q AVATAR estreiou eu fiz uma postagem sobre esse filme mais não foi tão rica em detalhes como essa sua! realmente é um filme q veio pra mudar a história do cinema e um dos grandes favoritos do OSCAR. Grande abraço e saiba q já atualizei o meu tbém, se quiser fazer outra visita o endereço é; www.cinemeirosnews.blogsppot.com

  1. Amei avatar e concordo com vc, parabéns por sua postagem que explicou com maestria a riqueza desta obra cinematográfica tão complexa...

  1. Olá!

    Ainda não assisti Avatar. Oretendo ir nesta semana para ver a versão 3D. Acho muito bacana ver um filme em que a tecnologia foi criada a favor da história. Parabéns pelo post e pela riqueza de informações.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

  1. Anônimo says:

    Na minha opinião eu defino o Avatar em dois aspectos: Roteiro bom (nada original) e efeitos especiais e gráficos FABULOSOS.
    Revolucionou o cinema dos blockbusters, surgirá uma leva ainda maior de filmes cheio de explosões e seres surreais. Isso não é ruim, torna muito mais agradavel ver um filme, mas como disse Adilson, de nada adianta ter um grafico perfeito se não tem roteiro.
    Avatar vai abocanhar uma porrada de oscars? vai.
    Revolucionou o cinema? Visualmente, sim.
    É um dos melhores filmes da historia do cinema? Não.

    Alan figueiredo

  1. Deni Maciel says:

    ainda não vi esse filme.
    mas vlw o investimento
    é só elogios esse filme...

    bm passando pra desejar uma ótima semana
    e deixar o PUMsamento do dia...
    se você tem aquele amigo bebum....que intorna todas...o deus dele é o zeca pagodinho e a santa é a amy winehouse....lembre que poderia ser pior..ele só num bebe acetona porque
    tira o esmalte dos dente . ..
    abraços e se cuide.

  1. Junior Ramos says:

    Parabéns pelo blog!! muito legal msm
    Artigos bacanas...

    sou agora o seu mais novo seguidor ok??

    Abraços e mais sucesso!!!

    http://blogaododesign.blogspot.com

  1. R. says:

    Adorei Avatar e fiquei realmente curiosa pra saber como eles conseguiram fazer aquilo. Amei o post!
    Parabéns pelo blog!

  1. R. says:

    Ahh... + 1 seguidora!

    1olharsobreomundo.blogspot.com/
    ^^

  1. Lew says:

    Para um filme ter 12 ano sde planejamento não poderia dar em outra. A expectatica somada a promessa de uma revolução cinematográfica fez de Avatar uma aposta certa de grande sucesso.

    Quando você acha que já viu de tudo, segundos depois uma tecnologia nova e incrível surge no mundo...

    Ahhh... curti muuuuito o filme... belos cenários!

  1. Macaco Pipi says:

    ACHEI A TECNOLOGIA ATÉ ÓTIMA MESMO
    OS EFEITOS VALEM O FILME
    MAS A HISTÓRIA SIMPLÓRIA PRA MIM..

  1. Rogerio says:

    um novo mundo apareceu...filme muito bom...

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails