Você sabe o que é T.I. Verde?

sábado, 27 de fevereiro de 2010 , Postado por Naya Rangel em 6:35 PM



Há tempos que eu quero criar um espaço especial aqui no blog, dedicado à práticas tecnológicas ecologicamente corretas.

O primeiro assunto que decidi abordar, é o T.I. Verde, que está se tornando uma prática cada vez mais frequente dentre as empresas de tecnologia em geral.

Agora vamos ao que interessa, você sabe o que é T.I. Verde?

Segundo a definição que está na Wikipédia,
"O TI VERDE (Tecnologia da Informação Verde) nada mais é do que a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica."

Existem várias vertentes para a T.I. Verde, são elas: eficiência no consumo de energia, eficiência de processamento, reciclagem na produção sustentável, reciclagem do lixo eletrônico, entre outras ...

Eficiência Energética - Há pouco tempo se procurava os computadores mais potentes. Aliado a isso, atualmente existe a preocupação com o consumo de energia e com os materiais que são utilizados na montagem desses equipamentos. Existe o ranking Top 500 , que lista os computadores mais potentes e em contraponto o Green 500, que lista os que menos consomem energia para seu funcionamento.

Desde dezembro de 2008, já existe o SELO VERDE, iniciativa da USP que consiste no reconhecimento concedido às empresas da área de tecnologia cujos produtos sejam ambientalmente sustentáveis.

O SELO VERDE, segue a diretriz européia RoHS (sigla em inglês para Restriction of Certain Hazardous Substances), que prevê a não-utilização de insumos tóxicos ao meio-ambiente na fabricação de equipamentos. O não uso de metais pesados, como cádmio e chumbo, na fabricação de equipamentos eletrônicos, reduz a contaminação do meio-ambiente e apresenta maior eficiência energética. A ITAUTEC foi a primeira empresa a receber o SELO VERDE, em virtude da venda de 2000 itens à USP.

A Microsoft lançou no ano de 2009, uma versão beta do aplicativo online
Microsoft Hohn, que contabiliza o consumo de energia de computadores.
Eficiência de Processamento - Já a eficiência de processamento tem sido conseguida com a utilização da virtualização, que nada mais é do que fazer uma máquina virar duas usando os mesmos componentes, instalando um software específico, conseguindo melhor aproveitamento do processador.

Uma outra medida para melhorar a utilização de equipamentos é planejar o uso do processador. Existem funcionalidades que demandam um maior processamento de dados, como a consolidação da folha de pagamento de uma empresa, que pode ser escalonado para acontecer num horário onde o processamento seja menor.

Reaproveitamento - A reciclagem de material eletrônico vai além da preocupação do que fazer com o lixo. Pode-se realizar o remanejamento de equipamentos ao realizar uma nova compra. Os computadores novos podem ser disponibilizados para as tarefas que necessitam de mais potência. E os equipamentos substituídos devem ser remanejados para outros postos.

O material eletrônico, já em estado de sucata, deve ser descartado para empresas especializadas em reciclagem de lixo eletrônico, que separam os materiais e dão caminhos diferentes para cada um deles. Uma vez que possuem em sua composição materiais nocivos, como cádmio e mercúrio. Os fios de cobre, por exemplo, são vendidos para serem reaproveitados.


A nós consumidores resta saber se o que estamos comprando já possui o SELO VERDE, se cada um fizer a sua parte, viveremos num mundo melhor, e é claro, o planeta agradece.


- 13 comentários.:

  1. Joia! adorei a postagen!
    Nessa era em que a midia nos conduz a tecnologias cada vez mais avançadas, é sempre bom termos conciência que o "antigo" pode se tornar um problema ambiental...

  1. Macaco Pipi says:

    cara
    MUITO IMPORTANTE ISSO!

  1. TITIO SHAKE says:

    Esse post caiu muito bem pra o que tá acontecendo no planeta....esse post só mostra que tecnologia e natureza ainda podem viver juntas...gostei

    www.titioshake.blogspot.com

  1. Rogerio says:

    eu não sabia o que era ..achei muito interessante...a natureza e a tecnologia caminhando juntos...tem que ser assim...

  1. Tem que virar realidade... já é um ótimo passo, que vgá além de um post... (menos por quem escreveuy por quem comenta, na boa)

    bj
    Pobre Esponja

  1. Uriel says:

    T.I Verde, que coisa curiosa... engraçado é que a wikipedia nao é algo confiável, mas eu acredito que isso é alguma coisa que pode se tornar mais eficaz no futuro

  1. André says:

    É bom empresas pensarem sim em aprveito da tecnologoa correta aliada ao meio ambiente. Parabéns pelo post

  1. gusttavo says:

    pow seria legal se existisse um computador a luz solar qm sabe um dia...

  1. Inez says:

    É muito importante para o planeta que haja esta preocupação, principalmente com o descarte de materiais eletrônicos.
    Muito bom seu post.

  1. Opa! Excelente a sua ideia de criar um espaço para discutir e ampliar a repercussão sobre esse tema.

    Abraço

  1. Kimura says:

    Nossa! muito interessante teu blog.
    Quando estiver com tempo, dá uma passadinha no meu de fic.
    sucesso! perdoe-me pela invasão.

    Kimura.
    http://kimuratorredevidro.blogspot.com/

  1. Deni Maciel says:

    éé não tá tão complicado assim ajudar o planeta
    é só querer..

    dia da mulher...amanhã farei coisas só d mulher.
    vou lavar louça
    vou escovar o cabelo / depois os dentes
    vou falar o dia todo ¬¬
    vou assitir Viver a vida
    vou pintar a unha
    vou parar por aqui se não eu me revelo
    ui***

    abraços e ótima semana!

  1. Tati says:

    Gostei muito da informação: ela dá uma oportunidade imensa de projeção de empresa (em relação ao seu comportamento frente ao mercado), além do principal, que é a tecnologia sustentável!

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails