Saiba qual versão de Windows 7 escolher

domingo, 14 de março de 2010 , Postado por Naya Rangel em 12:54 AM

Muita gente vive me perguntando qual das versões do Windows 7 é a melhor. Minha resposta é sempre a mesma: Nenhuma hehe, use Linux. Depende do perfil de cada usuário.

Antes de migrar o seu sistema para o Windows 7, é preciso fazer um simples teste usando o Windows 7 upgrade Advisor para verificar os requisitos da sua máquina e a compatibilidade com o sistema operacional.

Para acabar com essa dúvida cruel, vou descrever cada versão do Microsoft Windows 7, e dizer qual o perfil que melhor se encaixa nela.

Windows 7 Starter - É a mais básica das versões domésticas, disponível apenas em 32-bits, possui algumas limitações cruciais, por exemplo não dá suporte ao Aero Glass (sistema de transparência gráfica), troca de wallpapers, personalização de sons, cores e janelas, não permite a troca de usuários (log off), não suporta mais de um monitor, não executa DVDs (filmes), possui limitações na memória RAM (8GB máximos) e etc. Ideal apenas para usuários que possuem máquinas menos potentes, como alguns netbooks e que não vão utilizar muitos recursos do PC.

Windows 7 Home Basic - O Home Basic é uma versão doméstica intermediária, não possui tantas limitações como o Starter, mas também não é completo como o Home Premium. Esse pacote, ao contrário do Starter dá suporte à processadores de 64-bits, mas não suporta Aero Glass nem as funcionalidades de sensibilidade ao toque, que são uma das principais novidades do Windows 7. Essa versão é ideal para quem é um usuário básico como os do Starter, mas possuem máquinas com processadores de 64-bits.

Windows 7 Home Premium - Das versões domésticas, como dito anteriormente, essa é a mais completa. Se você quer um alto desempenho em jogos e aplicativos mais pesados, esse é o pacote mais indicado. Disponível nas versões 32-bits e 64-bits, o Windows 7 Home Premium possui suporte ao Aero Glass, Aero Background (troca o seu papel de parede a cada determinado intervalo de tempo), Touch Windows (tela sensível ao toque) e gerenciamento nativo de redes Wireless.

Windows 7 Professional - Esse pacote é indicado para pequenas empresas que querem utilizar o sistema operacional da Microsoft. Possui todas as funcionalidades do Home Premium, com mais alguns aplicativos como o Domain Join (facilita a comunicação entre computadores em rede), Location Aware Printing (facilita o compartilhamento de impressoras) e o Encrypting File System (sistema de encriptação de arquivos que deixa os dados mais protegidos e evita fraudes).

Windows 7 Enterprise - Essa versão é indicada para empresas de médio e grande porte. Sua aquisição só pode ser feita se o usuário possuir várias máquinas. Acumula todas as funcionalidades das versões anteriores e possui um sistema mais sofisticado de segurança. Entre elas estão o BitLocker (responsável pela criptografia de dados), AppLocker(gerencia e bloqueia a execução de aplicações não autorizadas), BrachCache (melhora a transferência de arquivos) e o DirectAccess (facilita a configuração de redes corporativas).

Window 7 Ultimate - Essa com certeza é o supra-sumo das versões do Seven. Ela não é só restrita à empresas, qualquer mero mortal (com um bom poder aquisitivo é claro) pode tê-la. O Windows 7 Ultimate, acumula todas as funcionalidades possíveis do sistema operacional. É indicada para usuários avançados que precisam de um de sistema alto desempenho e recursos da Microsoft.

Segue abaixo a tabela de comparação entre as versões (clique na imagem para ampliar).



Espero ter esclarecido um pouco mais sobre as versões do Seven, vale ressaltar que sempre se deve obter licenças originais, para não ficar sujeito à limitações, além do que software pirata é ilegal. Se não tiver "cacife" para comprar um sistema Windows, tente uma distribuição Linux, garanto que não vão se arrepender.

- 7 comentários.:

  1. gosto de linux e ruwindows, mas o problema do ruwindows é o preço.

  1. Anônimo says:

    Olá amigo, foi anunciado recentemente que algumas limitações foram retiradas da versão 7 Starter, as principais são poder rodar mais de 3 janelas ao mesmo tempo e não há mais limite de memoria ram...
    gostei mto do artigo, parabens...

  1. Sherlock says:

    Um detalhe que acho importante... As versoes mais basicas não tem o Emulador do Windows XP, para problemas de incompatibilidade...
    ´
    É isso ae...

    Abraços

  1. Walter Gargarela Jr. says:

    muito bacana tive vontade de fazer o mesmo mas faltou "saco".. Parabéns pode ajudar muitos que estão interessado e nem a MS o fez !!

  1. Naya Rangel says:

    @Anonimo e @Sherlock É verdade no Windows 7, já não há mais a limitação de rodar mais de 3 instâncias de um mesmo programa ao mesmo tempo. Já quanto a emulação de versões anteriores para diminuir a incompatibilidade é algo que vem sendo bem discutido, mas se não me engano a partir da Home Premium já existe o suporte.

    Abraços!

  1. Haroldo says:

    No meu caso que gosto de jogos online e jogos pesados, qual seria o mais indicado: home premium ou ultimate?

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails