Como melhorar o desempenho do seu PC!

sábado, 10 de abril de 2010 , Postado por Naya Rangel em 5:44 PM


Seu computador anda meio lento? Quer deixá-lo um pouco mais veloz? Talvez os recursos do seu PC não estejam sendo bem aproveitados. Para isso selecionei alguns programas que podem melhorar o desempenho da sua máquina.

Mémoria RAM


Existem alguns programas que fazem uma varredura na sua máquina, examinando todos os aplicativos em execução no Windows, e com esses dados é possível otimizar a velocidade do PC.
O Memory Booster, é uma ferramenta fácil de manusear e gratuita, que pode dar um "gás" para o seu PC. Os testes feitos pelo softaware variam de computador para computador. Mas é claro que não dá para esperar nenhum milagre se você tiver uma máquina digamos "velhinha" na sua casa.

Antivírus


É importante proteger seu computador contra invasão de vírus. Portanto é essencial ter um bom antivírus. (Para Linux isso não é necessário) Existem vários programas excelentes no mercado, alguns gratuitos, outros pagos. Geralmente, estes programas são pesados e podem deixar o computador lento, principalmente quanto estiverem realizando atualizações ou varreduras no Sistema. Porém, o Avira Antivir é um softaware leve e gratuito que que serve para deixar sua máquina limpa e livre de vírus, Cavalos de Tróia e outros males que podem infectar e danificar o PC.

Para quem usa o Windows 7, existem alguns antivírus compatíveis com esse sistema e outros feitos para ele. O Microsoft Security Essentials é a resposta da Microsoft à demanda por proteção. Ele funciona muito bem no Windows 7, mas somente em cópias originais.

Para quem busca uma alternativa à Microsoft, existe o BitDefender Antivirus for Windows 7, um programa gratuito para testar feito exclusivamente para esse sistema operacional. Contudo, praticamente todos os programas para Vista podem rodar no Windows 7 sem problemas.

Firewall


Um bom Firewall vai protegê-lo contra invasões.O Microsoft Security Essentials oferece um recurso de firewall para proteger sua conexão de internet contra ataques e invasões de terceiros. Além dele, você pode instalar qualquer outro ou utilizar o próprio sistema de firewall do Windows. Por mais que desabilitar um firewall torne sua conexão mais rápida, é aconselhável não fazer isso, para manter seu computador protegido e evitar futuras complicações. O Jetico Personal Firewall e o PC Tools Firewall Plus são bons protetores.

Anti-spyware


Talvez o mais desprezado dos programas, o anti-spyware vai garantir boas horas de tranquilidade na internet. Quem navega bastante por sites novos ou instala programas diferentes está correndo risco de ser infectado por um spyware ou malware. Programas como o Spybot Search & Destroy evitam que programas maliciosos sejam instalados sem sua permissão no computador, além de remover qualquer outro processo que possa vir a prejudicá-lo ou deixar o computador mais lento.

O que você deve sempre fazer, para garantir o bom desempenho da sua máquina:

Para garantir o melhor funcionamento de seu computador, após realizar todos esses processos para otimizá-lo é aconselhável criar uma rotina de revisão dos processos. Aqui vamos passar um passo a passo de procedimentos essenciais que você deve realizar ao menos uma vez por semana.

1. Atualize seu antivírus e anti-spyware. Semanalmente atualizações são lançadas para as novas ameaças encontradas pela internet. Após fazer a atualização, não se esqueça de verificar seu computador atrás de novas ameaças. Cada anti-vírus possui um procedimento diferente para atualização, mas geralmente isso é possível diretamente na interface do programa;

2. Limpe os arquivos temporários. Além de deixar o computador mais leve e com mais espaço, deletar os arquivos temporários pode apagar também qualquer programa intruso presente e escondido nessas pastas.Para fazer isso, clique com o botão direito sobre o ícone do disco rígido – geralmente no Windows Explorer – e escolha a opção “Propriedades” e depois “Limpeza de Disco”. O Windows irá calcular a quantidade de espaço, que incluirão os arquivos temporários de diferentes pastas;

É possivel limpar o seu disco usando ferramentas do Windows.


3. Limpe o Registro. Uma coisa bastante útil é fazer periodicamente a limpeza do registro do sistema. Ao instalar e desinstalar programas ou ao criar pastas, atalhos ou simplesmente fazer algo novo, cria-se uma marca no registro. Muitas vezes essas marcas não são completamente removidas. O uso de um programa como o CCleaner é essencial para limpar com facilidade o registro. É aconselhado também desfragmentar o computador com a mesma frequência. Além do desfragmentador do Windows, existe o Defraggler, compatível com o Windows 7;

4. Verifique o uso de memória. Além dos passos acima que devem ser feitos semanalmente, algo que você deve verificar constantemente é o uso de memória de trabalho. Programas como o System Information for Windows permitem um monitoramento de seu computador para ver quais processos estão tomando muita memória e podem ou devem ser desligados ou reiniciados.

5. Configure a inicialização do seu PC. Você pode fazer isso digitando "msconfig" (sem aspas) no executar (Windows+R) ou usando o CCleaner.


Com essa ferramenta, você configura principalmente os processos de inicialização do Windows, como os programas que iniciarão automaticamente ao ligar o computador. Aqui, você deve eliminar a maior quantidade de processos possíveis. Deixe somente os essenciais, como os drivers das placas de vídeo e som, os programas de segurança como antivírus, antispyware e firewall.

Mas tome cuidado, pois se você não conhece um determinado processo, talvez ele seja essencial. Só o desabilite caso você realmente saiba que não precisa dele.

Além desses procedimentos semanais você pode configurar a inicialização do Window para aproveitar todos os seuss núcleos, basta seguir os passos.

No Windows Vista e Seven:


1. Digite msconfig na caixa de pesquisa do Windows e pressione Enter.
2. Na janela aberta selecione a aba “Boot” ou Inicialização do Sistema e clique em “Opções avançadas” .
3. Marque a caixa “Número de processadores” e selecione quantos processadores deseja usar para inicializar o Windows.
4. Clique em OK e aplique as alterações.

No Windows XP:


1. Clique em Iniciar > Executar, digite msconfig e pressione Enter.
2. Na aba “BOOT.INI” clique em “Opções avançadas”.
3. Marque a caixa “/NUMPROC=” e selecione o número de processadores.
4. Clique em OK e aplique as alterações.

Créditos desse tutorial - Cantim.org

- 2 comentários.:

  1. muito legal o post, me ajudou bastante
    muito legal seu blog, parou pq? rsr

  1. Naya Rangel says:

    @Charles Fico feliz que tenha ajudado!

    Respondendo a sua pergunta, eu não parei não, mas a migração para o Wordpress está levando mais tempo do que o esperado ... Estou fazendo algumas modificações, para deixar o blog mais porfissional! Em breve posto aqui o novo endereço!

    Abraços!

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails