Muito tempo em frente ao PC? Cuidado!

terça-feira, 6 de abril de 2010 , Postado por Naya Rangel em 8:27 PM


Se você passa horas em frente ao PC, seja trabalhando, estudando ou mesmo se divertindo, cuidado! Você já pode estar sofrendo as consequências.

Acompanhe tudo o que acontece no corpo quando a gente fica muito tempo em frente ao computador.


1 - Olhos ressecados

O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada.


2 - Cansaço visual

Para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.


3 - Pescoço tensionado

A flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente a seu formato original.


4 - Postura e coluna

Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente.


5 - Tendão lesionado

(inflamação dos tendões dos dedos e punhos), Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinitetenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões).


6 - Inchaço nas pernas

Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas.


7 - Barriga saliente

Quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura.

Fora esses problemas, nós estamos sujeitos a muitos outros ligados ao sedentarismo, por tanto, não se esqueça de se exercitar regularmente.

Fonte: Amanda Polato

- 12 comentários.:

  1. otima materia
    bom post
    problemas de colunas sao os piores na minha opniao!

  1. Anônimo says:

    De uma coisa tenho certeza....minha barriguinha tá desse jeito ahsuhausha

  1. Anônimo says:

    E quanto ao cansaço visual?
    O que fazer??

  1. Anônimo says:

    cansaço visual eu achoq uma lente anti reflexo ajuda .-. sei lá

  1. Naya Rangel says:

    @anonimos_ai_em_cima Boa pergunta, será motivo de um update no post.

    As recomendações básicas podem ser encontradas aqui -> http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1428508-EI4804,00-Como+diminuir+o+cansaco+visual+por+uso+do+PC.html

    Quanto a lente anti-reflexo, ajuda sim!

    Abraços!

  1. AAA says:

    é só você não ficar sempre focado na tela do pc,no maximo uma hora, ai depois você vai dar uma volta olha para lugares longes...para seu cristalino ficar relaxado de novo.

  1. S@nto says:

    Ótima materia. Serve de alerta.Sempre é bom lembrar esses pontos, por mais que saibamos, as vezes não tomamos iniciativas para mudar esse quadro. Cuidado galera!

  1. @feewoh says:

    Nossa, #deixaemoff o tempo que eu passo na frente do computador. Você poderia dar umas dicas de exercícios ou atividades para quando estamos na frente do computador, né? xD

    Mas... NÃO GOSTEI, não quero saber que está causando tanto mal assim xD

    Parabéns pelo artigo!
    Feewoh, do Quase1nerd

  1. Ricardo says:

    Nossa.. To ferrado..

    Fico no mínimo 10hs por dia em frente ao PC... As vezes noto cansaço nos olhos e dores na colune. Mas fazer o que, tenho que trabalhar hehehe.. Para amenizar isso estou sempre levantando e caminhando.. pena que seja para pegar café e descer para fumar.. hehehehe

  1. Naya Rangel says:

    @Ricardo É uma boa levantar de vez em quando nem que seja por uns 5 min, ajuda a diminuir o cansaço, principalmente para quem trabalha com isso como nós!

    Abraços!

  1. Imran Zakhaev says:

    "Our so called leaders prostituted us to the West... destroyed our culture... our economies... our honor. Our blood has been spilled on our soil. My blood... on their hands. They are the invaders. All U.S and British forces will leave Russia immediately... or suffer the consequences."

  1. Naya Rangel says:

    @Imran Zakhaev ahmmm ... Are you ok, man? ~^

Leave a Reply

Postar um comentário


Não sou muito exigente quanto a comentários, desde que se comente com bom senso!

Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos!

Obrigada e volte sempre que quiser!



Related Posts with Thumbnails